segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Importância da Linguagem Corporal na Escola

A maioria das pessoas acredita que a fala é, ainda, a nossa principal forma de comunicação. É evidente que a linguagem oral é importante para o ensino, mas a linguagem corporal também tem sua parcela de contribuição para esse processo de aprendizagem, oferecendo variações no ato de ensinar. A linguagem corporal é uma forma de expressar mensagens sem o uso da fala, pois através dos gestos pode acontecer uma troca de informação onde a participação coletiva dos alunos acontece de forma espontânea.
Por isso, a importância da linguagem corporal na escola, principalmente a partir da educação infantil, pois ao ouvir um som, as crianças realizam um movimento, adaptando o som que elas ouviram a uma expressão corporal. Dessa forma, com o professor trabalhando a linguagem corporal desde cedo, ele estará ajudando a criança no descobrimento de outras maneiras de se comunicar com o mundo e também fará com que a mesma se interesse por esse processo.

4 comentários:

  1. A Linguagem Corporal é um importante recurso para se desenvolver em sala de aula, pois desenvolve a criatividade dos alunos, auxiliando, assim, seu aprendizado. Ela pode ser utilizada para melhorar a qualidade do ensino, mas para que isso aconteça é necessário que tanto o professor quanto o aluno, saibam o valor que há nessa forma de comunicação. Enfim, na transmissão do conhecimento, a comunicação é importantíssima, e a linguagem corporal é uma forma de se comunicar com o mundo e, é importante apresentar aos alunos as diferentes maneiras de se realizar essa comunicação, de transmitir mensagens através do corpo. Portanto, é fundamental que a Linguagem Corporal esteja presente no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  2. A Linguagem Corporal deve ser trabalhada na escola porque ela é importante para ajudar as criança a se comunicarem através das expressões, utilizando os gestos. Ela também é fundamental para que a criança interaja com outras, porque a Linguagem Corporal ajuda nesse entrosamento entre elas. O professor pode propor atividades em sala de aula que auxiliem essa interação, como uma oficina de dança, jogos educativos. A Linguagem Corporal é fundamental para o aprendizado.

    ResponderExcluir
  3. A Linguagem Corporal é fundamental para o aprendizado, por isso devemos incentivar nossos alunos a trabalhar esse meio de comunicação, a se movimentar, não podemos reprimi-los. A Linguagem Corporal deve ser trabalhada em todas as fases da vida e, por isso, deve estar presente no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  4. A Linguagem Corporal é importante no ambiente escolar porque promove a ligação entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais da criança. Porque seus pensamentos são expressos através do corpo, usando gestos, as expressões faciais. Por isso, os professores devem apresentar a seus alunos essa nova forma de comunicação, de transmitir mensagens utilizando seu corpo, sua Linguagem Corporal.

    ResponderExcluir