sábado, 1 de dezembro de 2012

Ensinamentos da Linguagem Corporal

A Linguagem Corporal é uma forma de comunicação não-verbal, que abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais. A maior parte da nossa comunicação com o mundo é realizada dessa maneira, sem a utilização de palavras.
A Linguagem Corporal é a forma de comunicação mais humana, mais expressiva, porque é na expressividade do nosso corpo, dos nossos movimentos que nos relacionamos com a sociedade. Vale ressaltar, que cada cultura cria suas próprias expressões corporais, que são passadas de geração em geração e determinam o comportamento daquela sociedade. Isso quer dizer que culturalmente um povo pode adotar gestos característicos que os identifiquem.
Infelizmente, nossas expressões corporais precisam ser contidas em determinados ambientes, pois a maioria dos locais possuem regras de comportamento, o que nos força a reprimir nossos corpos, nossos movimentos corporais.
Enfim, a Linguagem Corporal me ensinou a valorizar cada expressão, cada movimento. Afinal, conseguimos percebe o humor, os sentimentos das pessoas através das suas expressões corporais, faciais. O corpo é um elemento fundamental para o processo de aprendizagem. Por isso, as expressões corporais precisam ser valorizadas e respeitadas.
   
Dica:
Visitem o blog do Giovanni Mileo, ele é um especialista em Linguagem Corporal, lá poderão se aprofundar mais no tema: http://www.giovannimileo.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. Apartir do momento que passamos a conhecer a linguagem corporal,vemos nosso corpo de uma forma diferente.
    Começamos a perceber a capacidade de comunicação que ele tem,como ele transmite mensagens para os outros,como por exemplo,o cansaço que fica evidente através das nossas expressões corporais.
    Na linguagem corporal,a comunicação é realizada através de gestos,expressões.Tudo isso,foi para mim,um aprendizado enriquecedor e que com certeza passarei para os meus alunos no futuro.

    ResponderExcluir
  2. Na disciplina de Linguagem Corporal aprendi que o nosso corpo fala mais do que as palavras, porque podemos utilizá-lo durante a comunicação com as pessoas, sem dizer uma palavra a pessoa sabe se você está triste ou alegre, apenas observando suas expressões faciais. Também aprendi que existem variações entre as culturas corporais, pois cada cultura cria maneiras de expressar-se utilizando o corpo.
    A Linguagem Corporal me ensinou muitas coisas e espero aplicar todo esse conhecimento que adquiri nas aulas que darei.

    ResponderExcluir
  3. Aprendi que a Linguagem Corporal é muito importante em nossas vidas, a expressão corporal é fundamental para nos comunicarmos com o mundo, porque o "corpo fala" e, é através dos movimentos que nos expressamos, demonstramos a nossa subjetividade, é através das expressões corporais que contamos a nossa história. A disciplina Linguagem Corporal me ensinou a valorizar pequenas expressões, movimentos que antes passavam despercebidos.

    ResponderExcluir
  4. A Linguagem Corporal me ensinou muitas coisas, entre elas, como podemos nos comunicar com o mundo através das expressões corporais. Aprendi que a Linguagem Corporal é uma maneira de expressar sentimentos e pensamentos, sem a utilização de palavras, porque nem sempre o que falamos é o que sentimos.
    É utilizando as expressões corporais que me relaciono com o mundo, porque através dos meus movimentos consigo transmitir mensagens.

    ResponderExcluir