quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

É só uma Brincadeira...

Sempre gostei de futebol, jogava no time da minha sala, adorava as competições, os treinos. Porém, o futebol não era bem o esporte que esperavam que uma menina praticasse, sofri muito preconceito por causa disso, o famoso "bullying" de hoje em dia, mas sempre "encarei numa boa" essas provocações, ficava chateada, mas sempre relevava, afinal o futebol para mim era uma diversão, uma brincadeira. O que eu não entendia, era que a sociedade já havia estabelecido o que era considerado brincadeira de menino e brincadeira de menina. Nosso time sempre foi um dos melhores da escola, ganhei várias medalhas, troféus.
Ao entrar no ensino médio, abandonei minha paixão, que era jogar futebol, porque naquele momento percebi que seria melhor desistir do esporte e me "encaixar" no que a sociedade considerava "comportamento adequado" para uma garota. Ainda acompanho futebol, sou torcedora assídua, mas nunca mais joguei, talvez essa repressão que sofri quando pequena me acompanhe para sempre, ou quem sabe, eu não monte um time de futebol feminino com as minhas futuras alunas? Bem, para descobrir isso, será necessário acompanhar os próximos capítulos da minha vida...
O mais importante foi descobrir, com o auxílio das aulas de Linguagem Corporal, que brincadeira não tem sexo, não tem gênero, ela é só uma brincadeira, ela é só diversão!

Dica:

Para entender melhor esse assunto, sobre o preconceito que há nessa questão de atividades que a sociedade pré-determina como sendo de meninos ou meninas, sugiro que assistam ao filme "Billy Elliot" do diretor Stephen Daldry, o filme relata bem essa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário